-
Arquitetos: Studio 2 Arquitetura e Interiores
- Área: 283 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Joana França
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Arquivo Contemporâneo, AutoDesk, Bontempo Brasília, Carminati tapetes, Danilo Vale, Deca, Decortiles, Divino Galeria, Docol, Estilo em Pedras, Líder Interiores, Sallva
Descrição enviada pela equipe de projeto. Integrar os espaços sociais, melhorar a distribuição e renovar os revestimentos antigos foram as três premissas na reforma deste apartamento de 283 m² localizado em Águas Claras, região administrativa nos arredores de Brasília, DF. A longa relação entre os proprietários e a dupla no comando do Studio 2 Arquitetura e Interiores - o arquiteto Alex Claver e o designer de interiores Wilker Medeiros - trouxe a confiança para que os profissionais ajustassem também o novo endereço. Alex e Wilker já havia reformado mais de uma dezena de lojas do casal de empresários nos últimos três anos e assinado também o projeto da residência anterior da família. Donos de uma rede de confeitarias, os moradores queriam fazer da cozinha a atração principal do apartamento, aberta para a área social e com lugar de destaque para abrigar a coleção de batedeiras. A metragem antes reservada à área de serviço e dependência de empregada foi incorporada ao ambiente, agora separado do living não mais por paredes, mas por uma abertura generosa com portas de correr embutidas na alvenaria.
A ilha central de quartzito Mont Blanc fica cercada por armários em tons de cinza e freijó, executados pela Bontempo. Com três ambientes, a área social integrou ainda uma pequena varanda que existia no imóvel. A vasta janela tem vista para a área verde do Parque de Águas Claras. A luz natural farta se multiplica com a ajuda do piso de porcelanato com padrão calacata de 1 x 1 m (Decortiles), que se repete em toda a área social do apartamento e faz belo contraste com a poltrona Fardo, criação de Ricardo Fasanello. O balanço Pêndulo, de Ruy Ohtake, veio da casa antiga da família e faz referência à sua origem nordestina. Viga e coluna foram mantidas com concreto aparente e emolduram a oliveira e as fotografias de Jerusalém assinadas pela artista Alva Pinheiro. Vale destacar ainda a presença de um banco de quartzito Mont Blanc bruto ao redor do pilar, que apoia pequenos objetos. Junto à sala de jantar, tijolinhos de travertino dão textura à parede lateral, efeito reforçado pelas luminárias de foco embutidas no teto.
O ambiente vizinho, reservado para ser sala de TV, tira partido de painéis de MDF para ganhar conforto acústico. Integrada ao espaço, a varanda menor do apartamento, com vocação gourmet, ganhou mesa auxiliar e se transformou em canto de almoço. Pensada para ser espaço de acolhimento, a área íntima recebeu piso vinílico. Um painel com impressão de mármore emoldura a cama na suíte principal, junto com o sistema de iluminação projetado pelos arquitetos, que cria diferentes cenários no ambiente. A sala de banho ganhou ducha dupla no lugar da banheira, assim como o par de cubas com espelhos independentes, todos desejos antigos da proprietária. Do projeto até a entrega se passaram oito meses de obra.